VALIA FARÁ REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA PARA DEBATER SITUAÇÃO DO BP
O Conselho Deliberativo da Valia fará, em abril ou mais tardar maio, uma reunião extraordinária para discutir a situação dos associados do Plano Vale Mais – Benefício Proporcional (BP) e a desigualdade gerada em relação ao Plano Benefício Definido (BD) na distribuição de superávits. Solicitada pelo representante da Aposvale no CD da Valia, Luiz Antonio de Godoy Alves, a reunião dará sequência a uma série de iniciativas da Associação para atender aos aposentados do BP, que reivindicam tratamento equânime com os associados do Benefício Definido (BD).

Como se sabe, ao longo dos últimos 11 anos, ou seja, desde 2007, o BD recebeu 80,9 suplementações salariais por conta dos superávits obtidos nas aplicações feitas pela Valia. Já o BP, também por conta dos ótimos resultados das aplicações, recebeu apenas cerca de 50 suplementações – que correspondem ao aumento de 35% concedido em 2008, conforme cálculos feitos pelo também representante do Aposvale na Valia, João Luiz Ferreira Neto.
Trata-se pois de flagrante injustiça, para cuja correção a Aposvale recorrerá primeiro ao próprio Conselho Deliberativo da Valia, depois ao Conselho da Vale e por último à Previc.
A aprovação da reunião extraordinária dá continuidade à luta empreendida pela Aposvale para obter equidade que deve prevalecer entre os dois planos, já que ambos são fruto do plano original criado pela Vale em 1973, juntamente com a criação da Valia. A separação se deu a partir de 2000, quando houve o fechamento do BD e a migração para o BP dos empregados que continuaram na ativa.
Esta luta começou na gestão de Luiz Godoy na presidência da Aposvale, manteve-se na gestão de Sebastião Deiró e continua na atual gestão, comandada por Regina Maria Pinto Coelho. Para debater os argumentos que serão levados ao CD da Valia, a Aposvale promoveu na última quinta-feira, dia 21 de março, reunião em sua sede, no Rio da Janeiro, com a presença de Godoy, do conselheiro da Aposvale David Amorim e associados do BP (foto).
Estamos otimistas em relação à evolução da situação e manteremos nossos associados informados sobre os acontecimentos.