Esclarecimento sobre reunião do CD da Valia
Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2018
Em resposta a alguns associados que se manifestaram sobre a reunião do Conselho Deliberativo da Valia, realizado no último dia 19, a Aposvale, por sua diretoria, e o Conselho de Representantes, por seu presidente, presta os seguintes esclarecimentos:
1 - O Conselho deliberou sobre o pleito formulado pela Aposvale para a redução de 60 meses para 48 meses para o pagamento de 25% aos associados do Plano de Benefício Definido (PBD), e a transformação dos recursos constantes da reserva feita com este propósito em novos abonos. Em resposta, a diretoria da Valia apontou que, diante da atual conjuntura econômica e política do país, às vésperas de uma eleição presidencial, tal decisão poderia acarretar riscos à continuidade do pagamento mensal de 25% aos associados do referido plano.
2 – Esta conclusão baseou-se em estudo técnico feito por Consultoria de renome internacional, validada pelo corpo técnico da Valia. Logo após a reunião, a diretoria da Aposvale reuniu-se com um de seus representantes no CD da Valia, Luiz Antonio de Godoy Alves, que fez ampla exposição sobre a longa pauta discutida na ocasião.
Godoy explicou que, diante da possibilidade de risco avaliada pela Consultoria contratada, aliada à situação político-econômica do país, apresentou proposta alternativa que viabilizaria a aprovação do pleito da Aposvale, que ficava na dependência de Condição Resolutiva, relativa aos resultados da Valia, da reavaliação da empresa contratada pela Valia e do panorama do país não sofrer alterações significativas.
Com isso, o pleito, que seria simplesmente rejeitado pelo CD, mesmo que os dois representantes da Aposvale votassem contra (por 10 a 2), abriu-se uma possibilidade efetiva de sua aprovação, com a consequente redução do prazo solicitado pela Aposvale.
Godoy afirmou ainda que dessa forma estariam preservados os 25% dos aposentados pelo Plano BD e observado o dever fiduciário dos Conselheiros da Valia com os participantes.
3 - A proposta foi aprovada com um único voto contrário, e a Aposvale e seu Conselho de Representantes, na pessoa de seu presidente, deram total apoio à manifestação do seu representante Luiz Godoy. Estamos convencidos de que nosso pleito será atendido em breve, ou seja, em março próximo, com o afastamento de qualquer tipo de risco.
4 - Coincidindo com a reunião feita com Godoy, a presidente da Aposvale recebeu telefonema do diretor-superintendente da Valia, Edécio Brasil, relatando os fatos ocorridos na reunião do CD e sugerindo uma reunião com a diretoria da Aposvale, que foi prontamente aceita e já agendada.
5 - Assim, ao contrário de algumas insinuações de pessoas - queremos crer - mal informadas, a Aposvale acompanha atentamente o assunto, sempre em busca da melhor solução para os associados, não somente do PBD. mas também dos demais planos. Este é nosso compromisso, aqui renovado.
Atenciosamente
Regina Maria Pinto Coelho - Presidente da Aposvale
Angela Maria Gonçalves - Diretora Financeira
Paulo Romeu Neto - Diretor Administrativo
David Lopes Amorim - Presidente do Conselho de Representantes