Aposvale encaminha pleitos do BD e do BP à Vale e Valia

24 de setembro de 2018

A Aposvale encaminhou à Valia dois pleitos, referentes aos planos de Benefício Definido (BD) e Vale Mais – Benefício Proporcional (BP), que podem trazer boas notícias para milhares de aposentados e pensionistas. Na primeira iniciativa, através de ofício assinado pela presidente da Associação, Regina Maria Pinto coelho, e pelo presidente do Conselho de Representantes, David Lopes Amorim, é recordado que em correspondência de setembro do ano passado foi solicitado à então diretora-superintendente da Valia, Maria Gurgel, redução do prazo de 60 meses para 48 meses dos recursos que constituem o fundo destinado ao pagamento de 25% das suplementações líquidas recebidas mensalmente pelos aposentados e pensionistas do BD.

 

Na ocasião a Valia mostrou-se receptiva à realização de estudos nesse sentido, mas com a mudança na direção do Fundo de Pensão o assunto não prosperou. Em nova correspondência, agora dirigida ao novo diretor-superintendente, Edécio Brasil, a Aposvale entende que o prazo poderia ser de 36 meses, em função da faixa etária elevada dos participantes do BD.


Em outra iniciativa, encaminhada através de um dos representantes da Aposvale no Conselho Deliberativo da Valia, Luiz Antonio de Godoy Alves, é registrado que o subplano BP possui hoje recursos que, a exemplo do BD, poderiam ser distribuídos a título de superávit ou utilizados para recálculo de benefícios.


Para respaldar nosso pedido, o plano BP conta ainda com duas situações adicionais:


1 – A garantia dada pela Vale para a perenidade do BP;


2 – O aporte de recursos da Vale, por conta da dívida assumida com os participantes, pelo período restante de 12 anos. Como se trata de um longo prazo, é previsível que, infelizmente, muitos de nossos colegas venham a óbito, deixando assim de usufruir de recursos que lhes pertencem.


O documento lembra que os participantes do BP não tiveram qualquer majoração em seus benefícios desde 2008 – uma década, portanto – apesar de as operações financeiras serem praticamente idênticas e gerarem resultados semelhantes aos do BD. Como o Conselho Deliberativo da Valia não acolheu o pedido, a Aposvale examina a hipótese de levar a questão, preliminarmente, à Vale, e caso não obtenha êxito à mediação da Previc.



A Aposvale acompanhará o andamento desses assuntos junto à Vale e Valia e manterá seus associados informados sobre seu andamento.